quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Desafio/discussão

"Às transformações económicas e tecnológicas que a Comunidade Europeia impõe ao nosso país, nós respondemos com resistência (sobretudo passiva) que se apoia em velhas estratégias de "inteligência de sobrevivência", que têm décadas, talvez séculos.
Moldadas em estratos inconscientes, elas condicionam os principais reflexos de defesa, constituindo uma verdadeira barreira ao "desenvolvimento".
Por isso o país não se desenvolver realmente, durante estes anos de riqueza que nos foi oferecida de bandeja (claro, com contrapartidas destrutivas, se nada fosse feito). Não operámos nem revoluções radicais na educação (condição primeira de desenvolvimento), nem criámos planos de reorganização da economia, da administração, de reforma fiscal, de investigação científica ou da saúde. Perdemos - estamos a perder - uma oportunidade única. E o  nosso frágil tecido económico esboroa-se dia após dia. Portugal. Arrisca-se a desaparecer.
Assiste-se, neste momento inicial do século XXI, a um esforço desesperado para afirmar Portugal, quer dizer, para que Portugal subsista, inscrevendo-se na Europa.
(...)
No meio da grande perturbação actual que a destruição do país arcaico provoca, agarramo-nos a automatismos afectivos, à tentação da corrupção (esperteza) por velhos hábitos de impunidade de classe, à inércia, ao compadrio (vestígios degenerados da antiga democracia afectiva), enfim não já ao familiarismo, que explodiu como meio envolvente, mas à família desfeita ainda pertinente como ideal imaginário que se remenda todos os dias com a ajuda de psiquiatras, psicólogos, psicanalistas."
(...)
Da pequenez passou-se aos projectos megalómanos (...).
De que tamanho somos, nestes tempos de mudança?"
José Gil, Portugal Hoje - o Medo de Existir, Lisboa, Edições Relógio d'Água, 2004

Fonte: Análise das obras Os Lusíadas de Luís de Camões e Mensagem de Fernando Pessoa, Conceição Jacinto e Gabriela Lança, Porto Editora (adaptado)

Qual pode ser a contribuição dos jovens para a (re)construção do país?

Sem comentários:

Enviar um comentário